quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Morre John McCarthy


Neste ano o mundo esta perdendo grandes gênios, irei dar uma visão pessoal não por achar que alguém seja maior o mais importante que o outro, mas por ter Gabarito apenas para falar sobre John McCarthy (Falecido no 23/10/2011), li vários artigos pontuando que “O mundo da tecnologia perdeu mais uma de suas mentes brilhantes”, mas na verdade o mundo como um todo esta perdendo mentes brilhante;  a minha formação não tem nada haver com TI, informática ou qualquer coisa do gênero (lembre-se que sou o noob deste blog), na verdade eu sou psicólogo e tamanha importância é do Sr. John que o estudei na cadeira de Psicologia Cognitiva. Segundo site TechCrunch, “McCarthy desenvolveu o seu trabalho de forma aberta, encorajando os colaboradores a experimentar e a discutir resultados”.

 Matemático, cientista, é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento da inteligência artificial e o criador do termo “inteligência artificial” (IA) e também o pai da linguagem de programação LISP. Além disso, ele foi autor dos sistemas de computação por tempo compartilhado.

John McCarthy nasceu em 1927, na cidade de Boston, estudou Matemática com o Prêmio Nobel da Economia John Nash, depois de concluir o doutoramento em Princeton, aos 24 anos. Trabalhou nas universidades de Princeton,  na Universidade de Stanford  (por  quase 40 anos) e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), além disso venceu o Turing Award da Association for Computing Machinery em 1972, a Medalha Nacional de Ciência em 1991 e por ultimo entrou para o hall da fama do IEEE Sistemas Inteligentes graças a suas "contribuições significantes ao campo de IA".

O Termo Inteligência Artificial nasceu em 1956, quando organizou a Conferência de Verão de Dratmouth sobre Inteligência Artificial. O trabalho que desenvolveu desde então contribuiu significativamente para a forma como hoje interagimos com os computadores. Segundo o próprio ele considerava “a ciência e a engenharia capazes de dar inteligência às máquinas” e que ela deveria interagir com o homem.
O ELIZA, o primeiro software que simulava diálogos, através de técnicas de inteligência artificial, foi possível graças à investigação de McCarthy. Também o Siri, o novo sistema de reconhecimento de voz da Apple. Hoje o conceito é amplamente usado em softwares que possuem alguma parte automatizada, como os personagens não controlados pelo jogador, em vídeo games.

A programação Lisp (List Processing) foi criada em 1958 (apenas um ano após a chegada do Fortran) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e serviu para facilitar o desenvolvimento da inteligência artificial. A linguagem é das mais antigas ainda em uso e foi usada pela primeira vez ao colocar um computador para jogar xadrez contra um adversário humano."Ele realmente entendeu o que a computação significa", opina o diretor de pesquisas do Google, Peter Norvig, em entrevista à Wired, apontando linguagens como o JavaScript como sucessoras da Lisp.

É o pai dos sistemas de computação por tempo compartilhado, que permitiam que diversas pessoas utilizassem o poder computacional ocioso dos chamados “mainframes” permitindo uma profundidade maior no uso dos primeiros computadores. Os chamados “computadores pessoais” só viriam a existir mais de dez anos depois da criação do conceito de “time sharing”.

Outra contribuição foi ter sido o organizador da primeira competição de xadrez entre cientistas norte-americanos e russos durante a Guerra Fria, transmitindo as jogadas dos seus conterrâneos por telégrafo

Bem gente acho que é só isso que tenho pra falar sobre este mestre, talvez a mídia ainda demore um pouco pra perceber certo imortais, mas daqui a pouco quando a sua cafeteira falar seu primeiro “eu te amo” ou na primeira greve das maquinas por direitos trabalhistas iguais (...) neste dia será impossível não pensar ou pensar em pensar em discutir as bases epistêmicas de certas ciências.

Aff: gostei de escrever desta forma e vou tentar praticar mais neste blog, acho que mês que vem vou fazer um resumo sobre a obra de Norbert Wiener : afF

Tiago Malta (Psicólogo Gestalt Terapeuta e compositor de trilhas sonoras)



Psicologia Cognitiva -  Robert J. Sternberg (5ª edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário